Ao lado dos filhos, Valquíria administra as lojas Sejapel, em Vacaria
Por Giordana Grigol
O ano de 2021, assim como 2020, é um ano atípico para o mundo todo. A pandemia fez a maioria dos setores se readequarem e foi isso que também precisou acontecer com a homenagem da Mulher Empreendedora, promovida pela CDL Jovem de Vacaria.
Até então, a honraria se dava por meio de um evento, mas, em razão das normas de distanciamento controlado nesse ano isso não foi possível. De qualquer forma, a CDL Jovem não podia deixar que essa homenagem deixasse de acontecer e, por isso, encontrou nas páginas do Correio Vacariense uma forma singela, mas digna para formalizar o prêmio.
O Prêmio Mulher Empreendedora agracia as mulheres vacarianas pelo seu trabalho e empreendedorismo tecidos junto à história da cidade. Neste ano, a homenageada é a comerciante Valquíria Paula Panassol Valim, que carrega na bagagem uma longa jornada varejista na cidade de Vacaria/RS.
A definição do nome, assim como acontece em todos os anos, foi feita pelos integrantes da CDL Jovem que, através de encontros semanais, feitos online, expuseram diferentes nomes com grande potencial para merecer o prêmio e, por fim definiram Valquíria em votação.
Esta é a 17ª edição e já foram homenageadas as seguintes mulheres: Vera Tormenta Goulart, Juliana Turra, Beatriz Chemello, Zulema Sartor, Maria José Guazzelli Costa, Luciana Brito, Rosane Savi Mundi Bressan, Nilva Diehl, Marli Gazzolla, Marinêz Lovatel Fonseca, Heloísa Helena Tristão de Borba, Maria Roseley Nora Bolsoni, Jaqueline Zanatta, Neiva Pacheco, Dalva Dian Bettanin e Bianca Acioly de Araujo. Grandes mulheres que imprimiram sua marca em vacaria.
Entre as principais características do ser empreendedor estão a busca de oportunidades, a persistência, o aprimoramento, o ato de aceitar desafios, ter consciência dos riscos e das escolhas que se dispõe a fazer; além do comprometimento, que envolve, muitas vezes, o sacrifício pessoal, a independência e a autoconfiança.
Essas são características encontradas em Valquíria, que há quase 30 anos constrói junto de sua família o sucesso das Lojas Sejapel, empresa do ramo de papelaria e materiais para escritório.
Nascida em 13 de julho de 1970, cresceu com o exemplo de sua mãe, que era uma trabalhadora incansável. Natural de Vacaria, encontrou bem cedo, no amor, também um parceiro de trabalho. Ela e o marido Sebastião Pereira Valim, investiram em um negócio promissor, tanto é que até hoje se mantém forte, mesmo em meio a pandemia do Novo Coronavírus.
A escolha feita naquele tempo pelo casal foi feita a partir do trabalho que já realizavam pois atuavam no comércio local desde muito cedo. Valquíria e o marido decidiram então, ter o próprio negócio.
“A mulher tem esse lado mais compreensivo para os negócios, então, ele ficava mais no relacionamento com o fornecedor e eu mais diretamente com o cliente. Apesar disso, a gente sempre colocou a mão na massa em tudo e acredito que é assim que um bom empreendedor deve seguir para ter sucesso no seu negócio.”
Além do próspero empreendimento, o casal teve dois filhos, Leonardo, de 28 anos e Eduardo, de 22. O primogênito é formado em administração de empresas e o segundo está no mesmo caminho como estudante do mesmo curso. Juntos, eles abraçaram os negócios da família com a mãe depois que Sebastião faleceu em 2016.
A morte do marido e companheiro de trabalho foi um baque para todos, assim como para a comunidade vacariense, que ao longo do tempo viu de perto o trabalho realizado por eles. “Foi um susto, muito triste e doloroso, mas eu precisava tocar a empresa e os meus filhos foram essenciais nesse momento, assim como os colaboradores, que por estarem há anos junto com a gente me mostraram o caminho. Eles me ajudaram muito a continuar fazendo tudo com a mesma seriedade e qualidade com que o meu marido fazia. Sou muito grata a todos eles!”
Conforme o coordenador da CDL Jovem de Vacaria, Leandro Prestes Alves, o nome de Valquíria recebeu a indicação por diversas razões. “As Lojas Sejapel, além de ser uma grande parceira da entidade possui uma história empreendedora de muito sucesso. Mesmo com as dificuldades encontradas, Valquíria continuou a frente do negócio junto com os filhos e obtendo muito sucesso. Ela é merecedora!” – explica Leandro.
Atualmente, a Sejapel possui 15 colaboradores, sem contar ela e os filhos. Muitos dos colaboradores estão na empresa há mais de 10 anos. A pioneira, inclusive, ficou por 21 anos ao lado de Valquíria, e só por motivos de mudança precisou se desligar. Essa lealdade dos colaboradores é motivo de orgulho para a empresária, que revela ter planos para o futuro. “Tenho orgulho da equipe que tenho e sei que posso traçar planos para continuar investindo aqui em Vacaria. Ainda não há nada específico para adiantar, mas acredito que há possibilidade para uma ampliação ou algo do tipo.” – revela Valquíria.
Ao lado dos filhos, Valquíria administra as duas lojas, Sejapel Ofiice Store, que tem na sua cartela de produtos diversos móveis e utilitários em geral para escritório e a Sejapel Papelaria, que dispõe de materiais de papelaria para todo tipo de atividade, desde material escolar, até artigos para artesanato.
A Sejapel é uma loja conceituada, tanto é que recebeu da CDL Vacaria o troféu de ouro no Prêmio Mérito Lojista 2020 pela categoria papelaria.
“As mulheres não podem ter medo! Elas têm poder suficiente para trabalhar de forma séria e competente. O que eu digo para quem está começando hoje é: tenha ética, seja fiel ao seu cliente e trate bem os seus funcionários. O segredo é colocar força de vontade naquilo que você faz.” – finaliza a homenageada.
Valquíria recebeu formalmente a homenagem da CDL Jovem na quarta-feira (31).